.

.

Guia: O Senhor dos anéis/ O Hobbit


Existe muita gente que não conhece nada mesmo do mundo criado por J.R.R. Tolkien e é uma pena porque assim não dá para apreciar os filmes, os livros, etc.
Nós fizemos esse post pensando em você, que está perdendo um mundo de coisa legal porque ainda não teve alguém que te apresentou pra toda essa “galera”.

Confira nosso “Guia para Iniciantes em Tolkien”!

Os livros da série “O Senhor dos Anéis” são a trilogia mais famosa de Tolkien

“O Senhor dos Anéis” conta a história da guerra do anel. As forças do mal se reúnem para dominar e acabar com a Terra Média e um hobbit é escolhido para destruir a maior arma do inimigo: um anel que controla todos os anéis que possuem alguma força específica.
Os três livros mais famosos do Tolkien resultaram em três filmes: “A Sociedade do Anel”, “As Duas Torres” e “O Retorno do Rei”.

Já o livro “O Hobbit” é um só, mas vai virar três filmes

“O Hobbit” conta a história de Bilbo Bolseiro, tio de Frodo. Ele se uniu a Gandalf e mais treze anões e saiu em uma aventura, cujo objetivo final era: reconquistar Erebor, uma cidade muito rica dos anões que foi tomada por Smaug, um dragão gigante. Também serão três filmes: “Uma Jornada Inesperada”, “A Desolação de Smaug” e “Lá e de Volta Outra Vez”.
O primeiro filme de três saiu agora em dezembro e também já é um grande sucesso no mundo inteiro. Neste, a história contada é do hobbit Bilbo Bolseiro, que junto com treze anões e um mago, irão tentar derrotar um dragão que tomou a força a cidade e a riqueza dos anões, muitos anos atrás.

O que é um Hobbit?

Os hobbits são pequenos seres, parecidos com homens, que andam de pés descalços, moram no campo e têm como principais atividades beber cerveja e fumar certas ervas em longos cachimbos. Eles são bem parecidos com humanos, apesar da baixa estatura e dos pés peludos! Não gostam de aventuras, de guerras, nada que os tire do sossego. Eles gostam de paz, comida e festa!
Os principais hobbits que aparecem nas histórias são:
Bilbo Bolseiro – o hobbit escolhido por Gandalf, o mago, para participar de uma aventura em “O Hobbit”, série cujo primeiro filme estreou em dezembro.
Frodo Bolseiro – sobrinho de Bilbo, recebe o anel do poder de seu tio, e assim vira o personagem principal dos filmes da série “O Senhor dos Anéis”.
Samwise Gamgi (Sam) – fiel companheiro de Frodo, acompanha ele pela jornada em O Senhor dos Anéis.
Peregrim Tuk (Pippin) – amigo de Frodo e Sam, é levado sem querer para a jornada dos hobbits durante a Guerra do Anel
Meriadoc Brandybuck ( Merry) – amigo de Frodo e Sam, assim como Pippin, foi levado sem querer para a jornada dos hobbits pela Terra Média.

O que é um Gollum, gente?

Um dos personagens mais conhecidos das histórias de Tolkien. Que nunca o imitou, com aquela voz de Pato Donnald? “Myy Preccioooouuuusssssssss”! Hahaha!
A criatura Gollum é um ser que foi corrompido pelo poder do Anel. Ele era da raça dos Hobbits e se chamava Smeagol, até o dia em que encontrou o anel em um rio e se apaixonou por ele, matando seu melhor amigo, Deagol, para obte-lo. Desde então, ficou vagando pelo mundo, comendo o que conseguisse pegar, dormindo em cavernas.
Sua vida foi estendida pelo poder do anel, e assim ele virou essa criatura feia. É um personagem importante tanto em “O Hobbit” quanto em “O Senhor dos Anéis”.

Quem é Gandalf? Por que ele é poderoso?

Gandalf, o “Dumbledore” de O Senhor dos Anéis, é um mago conhecido como “o cinza”. E não é por causa da cor de sua barba. É que na Terra Média existem 5 magos: Saruman, o Branco; Gandalf, o Cinza; Radagast, o Castanho e mais outros dois que não são citados nos filmes nem nos livros.
Ele é um “mentor”, o velhinho sábio que ajuda todo mundo. É um grande amigo de Bilbo e Frodo, e é conhecido pelos seus fogos de artifício. É um dos personagens mais importantes tanto na trilogia O Senhor dos Anéis quanto em O Hobbit, salvando todo mundo. Tem experiência em guerras, e está sempre pronto para batalhar!

Por que os Elfos “arrasam”? 

Elfos são criaturas imortais (que não morre no final, né Sandy?), sábias, lindas, finas e ricas. Na mitologia de Tolkien, foram as primeiras criaturas a habitar a Terra Média, antes dos homens e anões. São, em sua maioria, loiros e loiras de olhos azuis que moram em florestas e cidades luxuosas, tocam harpa e escrevem poemas. São todos vegetarianos (sério!), e quase todos os que aparecem nas histórias de Tolkien tem muitos anos de idade!
Vamos lembrar dos principais elfos de Tolkien:
Legolas – interpretado nos filmes pelo galã Orlando Bloom. Ele é filho do rei Thranduil, e sua idade é motivo de debate por não ter sido especificada nem nos livros nem nos filmes, porém sabe-se que ele tem mais de 500 anos. É um elfodão, mata todo mundo e no final está com o cabelo intacto.
Elrond – É o elfo líder da cidade de Valfenda, amigo de Gandalf, Frodo e Bilbo. É um elfo muito antigo, com mais de 6.000 anos de idade, e um dos mais poderosos da Terra Média.
Arwen – Filha de Elrond, é o par amoroso do humano Aragorn.  Tem mais de 2.700 anos, e no fim de O Senhor dos Anéis, abandona sua imortalidade para se casar com Aragorn.
Galadriel – Uma das elfas mais poderosas da Terra Média, é rainha da cidade de Lothlorien, o reino dos elfos, esposa do rei Celeborn. Sua idade beira os 12.000 anos. Ela tem o poder de se comunicar com outros seres através do pensamento.
Thranduil – Você vai ouvir falar nele, pois ele aparece no segundo filme do O Hobbit! Ele é um rei élfico, do reino de Mirkwood, e é pai do Legolas.

E os anões?

Os anões são baixos (obviamente), barbudos, bebem cerveja aos montes e gostam de morar em cavernas e montanhas. Eu sei, eu também! Hahaha. É uma raça que não participa tanto da trilogia “O Senhor dos Anéis”, porém são os principais personagens de “O Hobbit”.  Vamos conhecer os principais anões das histórias de Tolkien?
Gimli – Na primeira trilogia, o único anão importante na história é Gimli, filho de Gloin, que participa da Sociedade do Anel e vira amigo de Legolas e Aragorn.
Thórin Escudo de Carvalho – Líder da comitiva dos anões de “O Hobbit”, era neto do rei dos anões e herdeiro do trono quando foram expulsos de sua montanha pelo dragão Smaug. O nome “Escudo de Carvalho” surgiu em uma batalha onde, ao enfrentar o líder dos Orcs, utilizou um pedaço de carvalho como escudo e conseguiu atacar seu oponente.
Sobre os 12 anões que compõe o grupo de Thórin em “O Hobbit”, pouco se sabe. Tolkien não contou a história de cada um, somente do seu líder. São doze anões, é difícil lembrar do nome de todos, mas vamos lá! Olha essa foto cheia de anões ai e tenta guardar os nomes!
Linha 1 – Ori, Nori, Dori, Oin
Linha 2 – Gloin, Bifur, Bofur, Bombur
Linha 3 – Killi, Fili, Balin, Dwalin

Quem foi Tolkien, gente?

Ele é o John Ronald Reuel Tolkien (1892 – 1973), mais conhecido por J.R.R. Tolkien. O cara foi um escritor, professor universitário e filósofo britânico. Formado em Letras e Filologia (o estudo da formação das palavras e das línguas), ele usou sua sabedoria e seu conhecimento acadêmico em suas obras, criando diversas línguas como o élfico, a língua dos anões, dos orcs, etc. Ele começou a criar o mundo fantástico de O Senhor dos Anéis, a Terra Média, durante a Primeira Guerra Mundial, em que participou ativamente.
Mas o mais importante: ele era LOUCO. Totalmente pirado. Diferente da maioria dos escritores de histórias fantásticas, ele não só criou uma trama ou uma história, mas um mundo inteiro! Desde a criação de tudo pelos “deuses” até as grandes batalhas, as lendas, guerras mundiais, etc. Toda cidade, toda raça, todo herói, tudo na Terra Média, o mundo de Tolkien, tem uma história, uma explicação, uma origem.

Peter Jackson, o muso

Se você já ouvir falar de “O Senhor dos Anéis” ou de “O Hobbit”, com certeza também já ouvir falar de Peter Jackson. O roteirista, cineasta e produtor neozelandês é quase tão importante para o mundo de Tolkien quanto o próprio autor, pois ele foi o responsável por adaptar, dirigir e produzir TODOS os filmes relacionados à obra dele.
Ele é o cara responsável pelos três “O Senhor dos Anéis”, e será o responsável pelos três “O Hobbit”. Assim como a gente, ele é um fã declarado das obras de Tolkien.

Existem homens também…

Na Terra Média, os homens são numerosos. Existem várias cidades, vários reinos, e em cada um existem homens diferentes. Por exemplo, no reino de Rohan, existem o exercito dos Rohirrim, que andam a cavalo. Na cidade branca de Minas Tirith, existe o exercito de Gondor, e por aí vai.
Vamos dar uma olhada nos principais personagens “homens” das histórias de Tolkien?
Aragorn– Aragorn é um dos personagens principais da trilogia “O Senhor dos Anéis”. Todo galã, rouba o coração da elfa Arwen, vira rei e bota todo mundo pra correr! E sabe quantos anos ele tem na época em que a Guerra do Anel aconteceu? 87! Sim, oitenta e sete anos! Ta inteirão né? Ele tem essa idade avançada porque é o último de uma raça de homens chamada Dunedáin, muito antiga e que tinha uma vida estendida por terem contato com os deuses.
É o grande herói da trilogia “O senhor dos Anéis”.
Boromir – Filho do regente de Gondor, é um dos membros originais da Sociedade do Anel. Mas, assim como Ned Stark, acaba morrendo.
Faramir – Irmão mais novo de Boromir, é injustiçado e mal amado pelo seu próprio pai, o regente de Gondor, que faz questão de deixar sempre claro que gosta mais do irmão Boromir do que dele.
Theoden – Rei de Rohan, lider dos Rohirrim, aparece na história com a mente dominada por Sauron, mas é salvo por Gandalf e lidera seu povo na guerra.
Eomer – Sobrinho de Theoden, é um grande guerreiro e lider dos Rohirrim. Todo lindo, com cara de bravo.
Eowyn – É a
biscate irmã de Eomer, guerreira, ela é apaixonada eternamente por Aragorn, mas quando vê que vai ficar na seca se for esperar por ele, sofre uma desilusão e acaba mulher de Faramir. Ela leva Pippin para a guerra, e acaba sendo de grande importância por conseguir matar o general inimigo.
Bard – Um guerreiro normal, porém corajoso. Não aparece na trilogia de  “O Senhor dos Anéis”, porém é importantíssimo na terceira parte do “O Hobbit”. Não vou contar o que ele faz, para não estragar a surpresa. Mas ó, dica: ele deve aparecer já no próximo filme!

Qualé desse anel que todo mundo quer?

O anel do poder foi criado por Sauron para comandar a Terra Média. Olha o que o safado fez: criou diversos anéis com poderes diferentes, todos lindos, e os distribuiu para as raças da Terra Média. Lembra da história?
Três para os Elfos, sete para os Anões e nove para os Homens. Só que ninguém sabia que, secretamente, Sauron forjou mais um anel, o Um Anel, que teria controle sobre todos os outros. Assim, ele quase dominou toda a Terra Média.

Árvores, ursos, águias e outros seres do bem

Além dos heróis, existem vários outros personagens e raças secundárias nas histórias de Tolkien. Alguns são do mal, alguns são do bem, algum são neutros. Vamos listar alguns aqui para você conhecer!
Beorn – Um homem de dois metros e meio, sarado, barbudo, que durante a noite se transforma em um Urso Gigante. Sério! Ele vai aparecer no segundo filme da série “O Hobbit”, e tem uma participação bem grande!
Ents – São árvores que na verdade não são árvores. São árvores vivas, que pastoreiam as florestas, cuidando dos animais e da natureza. Algo bem no estilo Bob Marley, sabe? Hahaha. Eles aparecem em “O Senhor dos Anéis”, e resolvem entrar na guerra quando Saruman começa a queimar a floresta que fica perto do seu castelo. O Ent mais conhecido é o da foto, o Barbarvore.
Águias – Existe uma raça de águias gigantes, e até mesmo um rei águia. Porém, nos filmes, suas participações são pontuais, salvando Gandalf, os anões, Frodo, e mais um monte de gente.

Galera do mal: Orcs, goblins e outros magos 

As histórias de Tolkien não são só feitas de heróis não, tá? Tem muita gente do mal também! Existem várias raças que serviram o senhor do mal, e que até hoje são consideradas malvadas, como por exemplo as aranhas gigantes. Vamos conhece-los!
Sauron – É o senhor do mal, o lorde das trevas, o coisa-ruim. Foi ele quem criou o anel do poder para aprisionar as outras raças. Já teve um corpo, porém foi derrotado e morto. Seu espírito voltou  em forma de um “olho-que-tudo-vê” , e é o grande vilão de “O Senhor dos Anéis”.
Nazgul – São homens, que ao se tornarem seguidores leais de Sauron, viraram espectros. Em “O Senhor dos Anéis”, começam cavalgando cavalos malditos, mas depois aparecem em seres voadores que parecem pequenos dragões. O maior poder deles é um grito que gela a alma e faz qualquer um correr de medo. oO
Orcs – É uma raça de seres meio nojentos, que vivem no barro, são canibais e querem matar tudo que anda. São tão feios e amargurados assim porque foram criados em experiências que o Deus do Mal fez em elfos que aprisionou, no início dos tempos. Existem também os Goblins, que são outra raça parecida e derivada dos Orcs.
Saruman – Um dos 5 magos que existem na Terra Média. Era para ser um cara do bem, líder do grupo que guarda a Terra Média, mas se corrompe e vira um dos generais de Sauron. Uma das melhores cenas de “O Senhor dos Anéis” é uma luta entre Saruman e Gandalf.
Smaug – O Dragão Smaug é um dos últimos dragões da Terra Média, e é o grande vilão de “O Hobbit”, onde tomou a cidade dos anões a força, junto com todas as suas riquezas. É grande e tudo o que quer é ver o circo pegar fogo, literalmente!
Azog – “Azog, o profano” é um orc pálido que anda em cima de um lobo gigante branco. Uau! É como um “rei” dos orcs, líder, que odeia os anões e quer extinguir a linhagem de Thórin.

Entenda quem mora em qual lugar da Terra Média

A Terra Média é o mundo, o planeta onde as histórias de Tolkien se passam. É o continente onde fica o Condado, Mordor, as cidades dos homens, as florestas, tudo.
Além do mapa, vamos ver algumas das cidades mais famosas do mundo de Tolkien! E, para você achar elas no mapa, vamos colocar o nome em inglês também!
O Condado (The Shire) –  Uma pacata vila no campo, onde os hobbits moram em suas tocas. Bem verde, com campos extensos, muitas árvores e plantações. Nos tempos de Orkut, comunidades como “Quero morar no Condado” eram famosas! Hahaha
Gondor  - Principal reino onde vivem os homens. Em sua capital, Minas Tirih, vive o maior rei dos homens da Terra Média.
Minas Tirith - Um forte/castelo gigante, branco, nas encostas de uma montanha. Quase impenetrável. Lá acontece a última batalha do filme “O Senhor dos Anéis”.
Rohan - É o segundo maior reino dos homens na Terra Média. Lá vivem os cavalos mais fortes da Terra Média, e por isso seu exercito, os Rohirrim, é uma cavalaria.
Moria - É uma das montanhas onde habitam anões. Seus salões são gigantes, e por muito tempo foi lar do rei anão “Balin”, que aparece no filme “O Hobbit”.
Erebor - A Montanha Solitária que foi invadida pelo dragão Smaug em “O Hobbit”, é o lar dos anões do filme, e palco de uma das maiores guerras da Terra Média (que vai ser contada no terceiro filme da trilogia!).
Mordor - Terra invadida por Sauron, é o “Quartel General” das forças do mal, onde fica a Montanha da Perdição e a torre com o grande Olho de Sauron.
Isengard - Uma fortaleza onde mora o mago Saruman, o Branco. No início, era um lugar bom, com muitas árvores, mas quando Saruman virou malvado, virou um lugar cheio de orcs e goblins.
Mirkwood - Um dos reinos elficos, é uma grande floresta negra. Casa de Legolás e seu pai, o rei Trhanduil. Vai ser um lugar importante nas continuações do “O Hobbit”.
Cidade do Lago (Esgaroth) - Cidade que fica na frente da Montanha Solitária, em cima de um lago. Lá mora Bard, um homem comum que se torna herói na terceira parte da trilogia de “O Hobbit”.
Valfenda (Rivendel) – Conhecida como “A Última Casa Amiga”, é o lar do elfo Elrond e sua filha Arwen. Um lugar presente tanto em “O Hobbit” quanto em “O Senhor dos Anéis”.
Lorien (Lothlorien) – Reino elfico rico e fino, que também fica no meio de uma floresta. Lá moram Galadriel e seu marido, Celeborn.

UFA! ACABOU, BRASIL!

0 comentários: